Ginecomastia é o aumento das glândulas mamárias no homem e normalmente ocorre entre 13 e 14 anos, devido às mudanças hormonais da puberdade. Geralmente essa hipertrofia regride em até 6 meses, mas pode persistir em aproximadamente 5% dos casos, causando constrangimento aos adolescentes.
Adultos também podem apresentar ginecomastia por uso de medicamentos ou outras condições patológicas, além de ainda ser comum a pseudo-ginecomastia nos obesos, que é o aumento da região mamária devido ao excesso de gordura.
Quando o aumento mamário for persistente e causar algum incômodo, a cirurgia deve ser considerada. Trata-se da remoção da glândula, associada ou não (conforme o caso) com a lipoaspiração da região. Se houver grande excesso de pele, também pode ser indicada sua remoção.
Perguntas Frequentes:
-Quais médicos tratam a ginecomastia?
Tradicionalmente os cirurgiões plásticos são os mais indicados para tratar a ginecomastia, pois é uma cirurgia que faz parte da formação desses profissionais e essa experiência permite a utilização de melhores técnicas, mesmo nos casos mais complexos. Sempre que existir um problema hormonal envolvido, o endocrinologista deverá estar presente na condução do problema.
-Qual o tratamento indicado para a ginecomastia?
Primeiro se deve fazer a avaliação clínica para descartar qualquer alteração hormonal patológica. Depois disso, o tratamento cirúrgico será indicado.
-O que causa ginecomastia em homens?
Causas comuns de ginecomastia em adultos são: uso de medicamentos, alterações hormonais relacionados ao envelhecimento, obesidade e eventualmente tumores.