fbpx

Ginecomastia / Plástica Mamária Masculina

Ginecomastia é o aumento das glândulas mamárias no homem e normalmente ocorre entre 13 e 14 anos, devido às mudanças hormonais da puberdade. Geralmente essa hipertrofia regride em até 6 meses, mas pode persistir em aproximadamente 5% dos casos, causando constrangimento aos adolescentes.

Adultos também podem apresentar ginecomastia por uso de medicamentos ou outras condições patológicas, além de ainda ser comum a pseudo-ginecomastia nos obesos, que é o aumento da região mamária devido ao excesso de gordura.

Quando o aumento mamário for persistente e causar algum incômodo, a cirurgia deve ser considerada. Trata-se da remoção da glândula, associada ou não (conforme o caso) com a lipoaspiração da região. Se houver grande excesso de pele, também pode ser indicada sua remoção.

Perguntas Frequentes:

-Quais médicos tratam a ginecomastia?

Tradicionalmente os cirurgiões plásticos são os mais indicados para tratar a ginecomastia, pois é uma cirurgia que faz parte da formação desses profissionais e essa experiência permite a utilização de melhores técnicas, mesmo nos casos mais complexos. Sempre que existir um problema hormonal envolvido, o endocrinologista deverá estar presente na condução do problema.

-Qual o tratamento indicado para a ginecomastia?

Primeiro se deve fazer a avaliação clínica para descartar qualquer alteração hormonal patológica. Depois disso, o tratamento cirúrgico será indicado.

-O que causa ginecomastia em homens?

Causas comuns de ginecomastia em adultos são: uso de medicamentos, alterações hormonais relacionados ao envelhecimento, obesidade e eventualmente tumores.

b) Próteses de panturrilha

Pernas finas são condições genéticas ou eventualmente adquiridas devido a traumatismos ou paralisias. Isso pode trazer desconforto relacionado à aparência do indivíduo e, para isso, está indicada a colocação das próteses de panturrilha. Trata-se de uma cirurgia relativamente simples em que introduzimos o implante por uma incisão atrás do joelho e, com isso, conseguimos restabelecer um melhor contorno para a região.