A Rinoplastia se preocupa com a funcionalidade do nariz?

A rinoplastia é muito conhecida como uma cirurgia estética nasal. Uma coisa muito interessante que vem acontecendo nos últimos anos é uma mudança de conceito, pois antigamente se pensava em rinoplastia como apenas um procedimento estético.

Isto quer dizer que não se empregava a função nasal. Hoje em dia, no entanto, esta questão é também levada em consideração, ou seja, melhorar a função nasal do paciente conjuntamente com a estética.

No vídeo abaixo, o Dr. Eduardo Kanashiro, cirurgião plástico e fundador da Clínica Due, explica melhor o que é a rinoplastia. Confira.

O que mudou na Rinoplastia?

Estamos falando de conceitos. Antigamente, na estruturação do nariz, por si só, removia-se uma grande quantidade de tecido e o nariz tendia a ficar cada vez menor e, com o tempo e a retração cicatricial, isto ao longo dos anos, este mesmo nariz acabava ficando com uma aparência artificial e com vários estigmas.

No conceito atual, pensa-se na estruturação total do nariz, evitando assim estes estigmas e mantendo a sua função, basicamente.

 

Como é a Cirurgia?

É uma cirurgia realizada em ambiente hospitalar, com anestesia geral na grande maioria das vezes, tratando-se o que é desejado, em questões estéticas, para melhorar o aspecto do nariz.

 

As correções mais conhecidas são:

  • Nariz com Corcova: também chamada de giba, onde é necessário executar uma raspagem na parte óssea frontal e quando este procedimento é realizado, o nariz deixa de ter o seu ápice natural (também chamado de teto aberto), ficando mais largo.

Neste caso, se faz necessário realizar a chamada fratura, onde solta-se os ossinhos na parte lateral, reposicionando-os novamente para que se forme outra vez o seu ápice.

  • Correção na ponta do nariz: melhora-se a elevação da ponta do nariz e o ângulo nasolabial, projetando uma condição frontal mais delicada e bonita.
  • Proporção das narinas (largas): afina-se o nariz com um pequeno corte na parte frontal do mesmo, proporcionando uma nova singularidade.

 

A Recuperação Pós Procedimento

A recuperação do paciente vai depender muito do procedimento cirúrgico realizado. Em alguns casos, como quando há a necessidade da fratura, há a incidência de um maior inchaço, a região tende a ficar mais arroxeada e a recuperação pode ser um pouco mais demorada.

Em outros casos, quando, por exemplo, o procedimento é realizado na ponta do nariz, tanto a cicatrização como a total recuperação tendem a ser bem mais rápidaos.

Em geral, em uma semana o paciente já poderá retornar às suas atividades normais, tanto em relação a inchaços, como possíveis pontos à serem extraídos.

Algumas recomendações serão necessárias, como proteger a região do sol, entre outras. O seu médico dará todas as orientações necessárias a respeito.

 

Agende sua consulta na Clínica Due

Você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 2691-6013

Ou direto pelo WhatsApp (11) 99656-4062