O 1º Pilar da Medicina do Estilo de Vida

Todos sabemos que no Brasil o consumo de álcool e tabaco são legalizados por lei.

No entanto, a ingestão de bebidas alcoólicas está diretamente relacionada com o aumento de morbimortalidade, principalmente em pacientes mais jovens, aumentando o risco das doenças consideradas crônicas.

Do mesmo modo que o álcool, o tabaco é também associado à diversas doenças, como doenças pulmonares obstrutivas crônicas, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, entre outras.

A Dra. Cristiane Braga fez parte da 1ª turma do curso de “Medicina do Estilo de Vida” do Einstein e, neste vídeo abaixo, junto com o Dr. Eduardo Kanashiro, cirurgião plástico e fundador da Clínica Due, ela explica mais sobre o 1º dos 6 Pilares da Medicina do Estilo de Vida, que tem relação exatamente com o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. Confira:

Não Fumar e Beber Moderadamente – 1º Pilar da Medicina do Estilo de Vida

Dr. Eduardo Kanashiro: O, gente linda…

Dra. Cristiane Braga: Oi, gente, tudo bem?!

Dr. Eduardo Kanashiro: você está aqui no canal da Clínica Due e nós estamos falando sobre a Medicina do Estilo de Vida. É uma série de vídeos e se você perdeu o primeiro vídeo, que é um vídeo introdutório, pode clicar aqui na descrição que vai ter um link e você vai conseguir assisti-lo.

E hoje a gente vai começar a falar sobre um dos pilares que é o pilar de não fumar e ingerir bebida alcoólica com moderação. A Dra. Cristiane vai começar a falar um pouquinho pra vocês e espero que aproveitem.

Dra. Cristiane Braga: falando um pouquinho de um dos pilares da Medicina do Estilo de Vida de não fumar, beber moderadamente, tem-se observado um aumento do consumo de bebida alcoólica, agora esta fase de quarentena.

A gente sabe que a bebida alcoólica é utilizada para descontrair, para a interação social, mesmo que em petit comité, entre marido e mulher, ou com irmãos, logicamente adultos, mas o que a gente percebe é que em situações de estresse a tendência é o aumento do uso.

E aí eu venho com algumas informações científicas que mostram que o aumento da bebida alcoólica, ou seja, a sua ingestão em grandes quantidades, ou em um padrão compulsivo, do binge drinking, está relacionado com aumento de mortes por causas cardiovasculares.

Então aumenta o risco de arritmias, aumenta o risco de infarto e aumenta o risco de insuficiência cardíaca congestiva. O que é este “beber moderadamente”? Os estudos mostram que a ingestão de até 14 g de álcool por dia é considerada de baixo risco para essas doenças cardiovasculares.

Mas, quanto tem 14 g de álcool? Tem, por exemplo, em uma taça de 150 ml de vinho, um copo de 350 ml de cerveja ou uma dose pequena de 40 ml de destilados.

Dr. Eduardo Kanashiro: e em termos de quantidade, quanto que a gente pode considerar como aceitável na prática?

Dra. Cristiane Braga: de baixo a moderado risco para estas doenças cardiovasculares, o ideal é que as mulheres consumam até 7 drinks, destas quantidades que eu falei, e os homens podem consumir quase o dobro, até 14 drinks, considerando também estas quantidades que citei acima.

Um outro dado importante é o melhor momento para ingerir esta bebida alcóolica. Se puder opte pelo vinho, e aí existem várias classificações: vinhos brancos, vinhos tintos, etc.

Os vinhos possuem uma concentração de compostos fenólicos que contam com muitos benefícios, inclusive em relação a doenças cardiovasculares, porém na quantidade que é considerada de risco baixo a moderado e o melhor momento é harmonizar o vinho com a alimentação.

Então, durante as refeições, porque o pico de absorção do álcool é menor e nesse caso os compostos fenólicos e as proto antocianinas vão conseguir ter o efeito benéfico.

Dr. Eduardo Kanashiro: e com relação ao tabagismo, que todo mundo sabe que é prejudicial à saúde, mas o que realmente se influencia, dentro do pilar da medicina do estilo de vida?

Dra. Cristiane Braga: em relação ao tabagismo, todo mundo sabe que fumar faz mal à saúde, mas que mal é esse? Então o hábito de consumo de cigarro aumenta tanto o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, doenças coronarianas, assim como doenças vasculares periféricas, e também aumenta a incidência de alguns tipos de câncer:

• De pulmão, para ambos os sexos;
  • Da bexiga, nos homens;
  • Nas mamas, para as mulheres.

Assim, não fumar e beber moderadamente constituem um dos pilares da Medicina do Estilo de Vida.

Dr. Eduardo Kanashiro: muito bom! Acho que esclareceu bastante coisa, espero que vocês tenham gostado, aproveita para compartilhar esse vídeo com quem você gosta, com quem você acha que vai se beneficiar destas dicas de saúde e bem estar.

E é isso, até o próximo vídeo, tchau!

Dra. Cristiane Braga: eu espero que vocês tenham gostado e eu só desejo que vocês se cuidem. Um beijo!

Agende sua consulta na Clínica Due

Você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 2691-6013