Como prevenir a perda de colágeno?

Para quem não sabe, o colágeno é um dos principais componentes da pele, da estrutura da pele. Praticamente 70% da massa de nossa pele é composta por colágeno, o que forma a estrutura da mesma.

No vídeo abaixo, o Dr. Eduardo Kanashiro, cirurgião plástico e fundador da Clínica Due, explica melhor como fica esta estrutura ao longo da vida.

O Colágeno com o Passar dos Anos

O colágeno é uma proteína que, na pele, é responsável pela sua estruturação. Sua quantidade permanece em níveis ideais na juventude, podendo variar sob influência genética ou ambiental. No entanto, após os 30 anos de idade, as pessoas começam a perder naturalmente colágeno.

Isto quer dizer que, após os 30, uma pessoa normal e saudável vai produzir menos colágeno do que consome, ocasionando um balanço negativo. Em geral, essa perda fica em torno de 1%, em média, ao ano.

Claro que também há perdas com relação aos músculos e ossos, algo em torno dos 0,5% ao ano, e a principal prevenção para relativizar esta perda é, sem dúvida alguma, uma vida saudável e a prática de atividades físicas.

A prática de atividades físicas regulares acaba por estimular os músculos e os ossos, colaborando para reduzir as perdas provenientes da própria idade do indivíduo. Com o colágeno o processo é praticamente o mesmo, ou seja, também precisa de estímulo.

 

Como Estimular o Colágeno perdido com a Idade?

O estímulo de colágeno é feito através de pequenos traumas controlados, pequenas agressões na pele que vão fazer com que se produza mais colágeno, aumentando significativamente sua proporção.

E quais são esses pequenos traumas? Confira:

  • Estimulação Térmica: realizada principalmente por radiofrequência, laser e outros;
  • Estimulação mecânica: realizada principalmente pelo processo de microagulhamento (são microfurinhos na pele que produzem esta resposta positiva de colágeno);
  • Estimulação bioquímica: injeta-se um produto específico na pele, logo abaixo da pele, na camada profunda da mesma e este produto vai proporcionar uma reação inflamatória controlada, conseguindo estimular a produção de colágeno.

 

É Possível Estimular Colágeno antes dos 30 anos?

Certamente que sim, pois não será, de forma alguma, prejudicial. Inclusive, muitos pacientes já fazem esta prevenção antes dos 30 anos. Obviamente, nesta idade, não há a necessidade de uma frequência tão grande.

No entanto, estímulos anuais antes dos 30 anos, são altamente recomendados, conseguindo garantir uma produção satisfatória de colágeno. Você cuida do seu corpo indo à uma academia, não é mesmo?

Como o seu corpo, tratar a pele e manter um nível satisfatório de colágeno também precisa de cuidados.

 

Corrida é Ruim para a Flacidez do Rosto?

Sim, isto é verdade. Toda a atividade física intensa acaba gerando muita oxidação, envelhecendo naturalmente os tecidos e a pele é a primeira a sentir esta consequência.

As atividades físicas são altamente recomendadas e são ótimas por um lado, no que diz respeito ao condicionamento físico, mas pelo lado da pele, é ruim. O recomendável é ter um acompanhamento de um nutrólogo, por exemplo, para que possam ser prescritos alguns antioxidantes, evitando que isto ocorra.

 

Agende sua consulta na Clínica Due

Você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 2691-6013

Ou direto pelo WhatsApp (11) 99656-4062