Assim como as rugas e linhas de expressão, a flacidez no rosto é um sintoma muito comum influenciado principalmente pela idade ou mesmo outros fatores diversos. A falta de tônus surge por conta da degradação do colágeno e elastina, que são as fibras responsáveis por dar sustentação à pele.
Neste vídeo, o Dr. Eduardo Kanashiro, cirurgião plástico e fundador da Clínica Due, explica mais sobre a flacidez no rosto.
Como é Feito o Tratamento da Flacidez?
O tipo de tratamento depende muito do grau de flacidez em que o paciente se encontra. Este grau não está, necessariamente, associado à idade, pois uma pessoa de 30 anos pode ter uma flacidez maior que uma de 50, por exemplo.
Então, considerar o grau de flacidez no rosto por conta única e exclusivamente da idade é muito relativo e depende muito. O fator principal é identificar se há mesmo um considerável excesso de pele ou não.
Quais os Tratamentos Possíveis para a Flacidez?
Pele Pouco Flácida – Colágeno
Existem situações em que a pele está apenas com pouca elasticidade, com uma flacidez moderada e não possui um grande excesso, nem tem nada sobrando.
Este tipo de análise precisa ser feita por seu médico, em consulta. Se o problema for mesmo apenas na qualidade da pele, é possível realizar um tratamento através do estímulo de colágeno, com microagulhamento ou com bioestimuladores injetáveis.
Mesmo que tenha sido detectado um significativo excesso de pele, ainda assim, é possível tratá-lo administrando os estimuladores de colágeno e eventualmente algum mecanismo de suporte para este excesso.
Pele Pouco Flácida – Fios de PDO
Um destes mecanismos de suporte, considerando a necessidade de um preenchimento mais profundo em locais onde se tenha perdido um certo volume de pele, por exemplo, são os chamados fios de PDO (compostos de polidioxanona).
É possível levantar esta pele em excesso ou mesmo utilizar alguns fios de sustentação, que é, inclusive, um artifício bem interessante, quando não há um excesso de pele tão grande.
Estes fios de sustentação são feitos de um material totalmente absorvível, o que confere muito mais segurança que os antigos “fios russos”. Tais fios serão passados pelo médico na região pretendida através de uma agulha bem pequena.
Eles possuem cerdas/hastes próprias e através destas é possível realizar uma tração na pele, dando mais firmeza e elasticidade e possui um efeito imediato.
A longo prazo, à medida que estes fios vão sendo naturalmente absorvidos pela pele, ocorrerá a formação de colágeno na região aplicada. Consequentemente, o procedimento funciona como uma rede de sustentação em conjunto com o próprio tecido da pessoa.
Pele Muito Flácida e/ou com Excesso
Em algumas situações em que o excesso de pele é um pouco maior, nem sempre são obtidos resultados satisfatórios através do estímulo de colágeno ou mesmo Lifting com fios de PDO e, nestes casos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, que é o lifting facial.
Este tipo de cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, pode ser feito por anestesia local com sedação ou geral, conforme análise do seu médico.
O procedimento consiste, basicamente, em um corte bem rente à orelha do paciente, na parte inferior onde a pele é descolada e logo reposicionada, eliminando-se todo o excesso.
A definição do melhor tratamento para a flacidez só poderá ser realizada por seu médico, após análise clínica e do problema/região afetada.
Agende sua consulta na Clínica Due
Você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 2691-6013
Ou direto pelo WhatsApp (11) 99656-4062