Para que Serve a Mentoplastia?

A Mentoplastia é a cirurgia plástica do mento, mais conhecido como o queixo. Ela é indicada para diminuir, aumentar ou para corrigir alguma assimetria e/ou imperfeição do queixo.

No vídeo abaixo, o Dr. Eduardo Kanashiro, cirurgião plástico e fundador da Clínica Due, explica em detalhes a Mentoplastia. Confira.

Os Procedimentos Cirúrgicos da Mentoplastia

  • Aumento do queixo: normalmente é realizado um procedimento cirúrgico ósseo, no qual se corta o osso e o reposiciona mais anteriormente, fixando-o através da inserção de parafusos. Este procedimento é conhecido como osteotomia e avanço.

É possível ainda colocar um implante no queixo, utilizando um material especial, a base de polietileno poroso ou silicone. No entanto, a maioria dos cirurgiões plásticos com formação em cirurgia craniomaxilofacial tem uma preferência pelo polietileno, isto porque, a longo prazo, os resultados são melhores e mais estáveis, além de não provocar a erosão do osso.

Além destes dois procedimentos, é possível também avançar as chamadas partes moles do mento, onde há um pequeno descolamento por dentro da boca, através de um pequeno corte, reposicionando os tecidos e proporcionando uma maior projeção ao mento.

O bom deste tipo de procedimento é que não há a necessidade de se mexer no osso ou de se utilizar qualquer tipo de material externo ou implante.

Outro procedimento dentro da Mentoplastia, ainda para o aumento do queixo, e que é considerado um dos mais simples é o preenchimento. Atualmente, existem muitos materiais absorvíveis no mercado e que são totalmente seguros para a realização dos preenchimentos.

Utiliza-se exatamente estes tipos de materiais que, no próprio consultório médico, através de uma pequena picada de agulha no mento, já pode ser realizado o preenchimento, proporcionando um maior volume ao queixo.

 

  • Diminuição do queixo: para uma redução de tamanho do mento, basicamente, se faz necessário mexer na parte óssea, na grande maioria dos casos. Assim, é realizado um desgaste ósseo, utilizando-se uma espécie de broca e em alguns casos é feito um pequeno corte na região, com um reposicionamento mais para trás.

 

Quando é mais Indicado uma Cirurgia Óssea ou Preenchimento?

É certo que o preenchimento é sim um procedimento bem mais simples de ser executado e traz resultados mais imediatos.

No entanto, as cirurgias ósseas são mais definitivas e, no caso dos preenchimentos, geralmente é necessário um retorno do paciente, de tempos em tempos, para um novo procedimento, pelo próprio desgaste e absorção dos materiais utilizados.

Além disso, a cirurgia óssea também é muito indicada para quem tem problemas de apneia, por exemplo, pois quando é realizado o avanço ósseo, a musculatura da região (na base da língua) é naturalmente esticada, favorecendo a respiração do paciente.

Todavia, é muito importante não confundir a Mentoplastia com a cirurgia Ortognática, que envolve outros tipos de procedimentos técnicos com um reposicionamento das arcadas dentárias, o que não acontece na Mentoplastia.

 

Como é Realizada a Cirurgia Plástica na Mentoplastia?

Quando há a necessidade de uma cirurgia óssea, geralmente utiliza-se da anestesia geral. No caso dos implantes, pode-se utilizar tanto a geral como a local com sedação e para os preenchimentos, utiliza-se um anestésico utópico, geralmente uma pomada que é anestésica.

A recuperação do paciente, na maioria dos casos, é bem tranquila. Nos procedimentos ósseos, há um período um pouco maior de recuperação até o resultado final (em torno de 1 a 2 meses, dependendo do procedimento realizado), isto devido ao inchaço que normalmente se segue à cirurgia.

Nos preenchimentos, o resultado é praticamente imediato, não sendo necessários repousos ou outros cuidados, além de evitar esforço físico no dia, após a realização. Nos demais casos, a recuperação é rápida também, algo em torno de 30 a 45 dias para o resultado final.

 

Qual a Idade Ideal para a Realização da Mentoplastia?

Não há exatamente uma idade ideal. O que se recomenda é que toda a cirurgia estética seja realizada quando o indivíduo já tenha passado pelo menos do período da puberdade, salvo alguns casos estéticos bem específicos que possam trazer problemas psicológicos à criança ou mesmo traumas.

 

Agende sua consulta na Clínica Due

Você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 2691-6013

Ou direto pelo WhatsApp (11) 99656-4062