Dez mitos e verdades sobre Diabetes

Dez mitos e verdades sobre Diabetes

A Diabetes é uma doença multifatorial, CLASSIFICADA EM DOIS TIPOS, I E II. A Diabetes tipo I é causada por uma mutação genética que resulta na incapacidade do pâncreas EM produzir o hormônio insulina, por isso é chamada de Diabetes Insulino-dependente. A tipo II é, na maioria das vezes uma associação entre herança genética e erro alimentar, levando A uma redução importante da produção de insulina pelo pâncreas, mas não totalmente, sendo assim é chamada de Diabetes não Insulino-dependente.

A doença ainda envolve uma série de dúvidas, mitos e verdades que serão esclarecidas pela Dra. Cristiane Braga Kanashiro, médica especialista da Clínica Due. “Primeiramente, exceto a diabetes tipo I, o controle da doença é totalmente influenciado pela alimentação e os maiores vilões para uma pessoa diabética são os carboidratos simples e o açúcar, que devem sempre ser evitados”, explica a Dra. Cristiane.

Confira a seguir 10 mitos e verdades sobre a Diabetes que a Dra. Cristiane desmitifica:

– Frutas podem ser consumidas à vontade: MITO. As frutas devem ser consumidas em PORÇÕES INDIVIDUAIS (uma porção = uma fruta pequena ou uma fatia grossa de frutas como melancia e abacaxi) para evitar o aumento da glicose. Deve-se evitar manga, morango, uva E SUCO DE LARANJA, ISOLADAMENTE.

– Carnes magras, aves e peixes podem ser consumidos à vontade: MITO. Embora as proteínas diminuam o aumento da glicemia, PELA REDUÇÀO DA VELOCIDADE DA ABSORÇÃO DA GLICOSE, deixando o diabetes mais controlado, O CONSUMO DE GEMAS DEVE SER LIMITADO AO MÁXIMO DE CINCO POR SEMANA

– Legumes e verduras em geral podem ser consumidos livremente: MITO. Se os legumes ou verduras estiverem crus, podem ser consumidos à vontade e se estiverem cozidos ou grelhados, devem ser consumidos na quantidade de um pires DE CHÁ, duas vezes ao dia.

– Deve-se ter cuidado ao consumir, inclusive, alimentos integrais: VERDADE. Arroz integral, arroz sete grãos, arroz selvagem, macarrão integral, entre outros devem ser consumidos em uma porção (duas colheres de sopa) por dia. Pode substituir o alimento por batata, mandioca, inhame ou cará.

– Doces nunca devem ser ingeridos: VERDADE. Os doces são verdadeiros vilões para as pessoas que sofrem com diabetes. Dê preferência para doces que contenham adoçantes no lugar de açúcar, em pequenas porções e somente após refeições proteicas.

– Bebidas alcóolicas podem ser ingeridas: VERDADE. Bebidas alcóolicas podem ser ingeridas, mas  MODERADAMENTE E sempre com alimentos proteicos como peixes, carnes e frango e em pequenas quantidades. Dê preferência ao vinho tinto, pelo alto teor de polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

– Alimentos diets e lights são indicados para pessoas com diabetes: MITO. Os alimentos lights são reduzidos em calorias, mas não necessariamente isentos de açúcar. Os alimentos diets não possuem açúcar, sendo assim são esses que os pacientes diabéticos devem ingerir.

– Sucos naturais podem ser consumidos livremente: MITO. Mesmo os sucos naturais devem ser evitados e o paciente deve dar preferência para a fruta na íntegra.

– Especiarias como cravo e canela são liberados na dieta: VERDADE. Essas especiarias auxiliam no metabolismo da glicose.

– Atividade física é indiferente ao paciente com diabetes: MITO. A atividade física, especialmente a aeróbica, ajuda muito na manutenção do peso corporal, o que é muito importante para o paciente diabético. Além disso, também auxilia no controle dos níveis glicêmicos.