Cuidados especiais reduzem as olheiras

Cuidados especiais reduzem as olheiras

Entenda como elas aparecem e como cuidar para diminuir as manchas

Há quem diga que nunca se sentiu incomodado com aquelas manchas escuras que aparecem abaixo dos olhos, as famosas olheiras.  Causadas não só por noites mal dormidas, elas podem aparecer por várias situações, como estresse, má circulação sanguínea e período pré-menstrual podem contribuir para o aparecimento.

Como a pele das pálpebras é a mais fina de todo o corpo, é possível visualizar, por transparência, os vasos dilatados das pálpebras inferiores. A falta de sono, cansaço e alergias – como rinite, faz os vasos ficarem ainda mais dilatados, o que facilita o extravazamento de hemácias que, por sua vez, contém moléculas de ferro que depositam-se na pele. O Sol também pode ser um fator que contribui para as aparições das manchas, piorando as já existentes.

Existem três tipos de olheiras:

  • Pigmentares: de coloração acastanhada, elas são desencadeadas por questões hormonais ou por excesso de exposição solar. São as mais comuns;
  • Edemaciadas: formadas por flacidez da pele das pálpebras e pelo deslocamento da gordura que fica em volta da órbita, chamada de periorbitária;
  • Deprimidas: são olheiras arroxeadas e fundas. Um dos tratamentos que auxiliam na redução delas é o laser de luz intensa pulsada. Podem também ser tratadas por compressas geladas de chás, onde o que tem mais resultado é o de camomila, pela ação anti-edematosa da Aloe Vera, diminuindo o edema e clareando um pouco as manchas. Estes são apenas alguns das várias opções de tratamento para esse tipo de olheira;

Os cremes com capacidade hidratante e tensora podem dificultar o surgimento da flacidez das pálpebras, bem como os cremes clareadores, que favorecem as olheiras pigmentadas. Outra opção, com efeito imediato, são os tratamentos a laser e blefarosplatia, uma cirurgia plástica nas pálpebras, variando a cada tipo de olheira.

As maquiagens também podem ser uma aliada nessa situação, como as bases líquidas e corretivos, que ajudam a disfarçar os pigmentos e a reflexão da luz, podendo, inclusive, ser usadas por mulheres e homens.

O uso do filtro solar é indispensável no combate às manchas e do envelhecimento causados pelo Sol. Ter uma alimentação correta e saudável também ajuda na diminuição das indesejáveis olheiras.